Professor do Ensino Superior AVALIAÇÃO DO DANO CORPORAL

Mamede Albuquerque

Rua de Tomar, nº 2, 3000/401 Coimbra
http://pmadac.com

917766093
mamede.albuquerque@gmail.com

mamede albuquerque (amamede) e luis albuquerque no Maria Pimenta

30/09/2015 18:24

Inauguração da exposição de amamede e de luis albuquerque 30 de Outubro a 2 de Dezembro no Maria Pimenta - Fábrica da Pólvora - Barcarena - OEIRAS. 

 

amamede

 

1. Título da exposição

Pintura de maior formato e outras narrativas artísticas

 

2. Curriculo

amamede (António José Mamede de Albuquerque) nasceu em 1943 em Cabo Verde. Doutorado em Medicina e Perito em Ortopedia Forense foi também, durante vários anos, Professor Convidado da Escola Universitárias das Artes de Coimbra. Esteve presente em exposições colectivas nacionais e internacionais tendo sido galardoado com o Primeiro Prémio Internacional de Escultura na Segunda Exposição Internacional do Coninter (Estoril 2014) e recebido uma primeira Menção Honrosa de Escultura (grau Platina) na Terceira Exposição Internacional do Coninter (Palácio dos Aciprestes – Fundação Marquês de Pombal - 2014).

Em 2015 foi-lhe atribuído o Primeiro Prémio Internacional de Escultura na Quinta Exposição Internacional do Coninter (Galeria dos Morgados da Pedricosa em Aveiro) e uma Menção Honrosa de Escultura (grau Ouro) na Sexta Exposição Internacional do Coninter (Galeria Guntilanis – Vila Praia de Âncora). Recebeu ainda uma Menção Honrosa de Fotografia (grau Ouro) na Sexta Exposição Internacional do Coninter (Galeria Guntilanis – Vila Praia de Âncora - 2015).

É actualmente o Delegado para as Ciências do Coninter.

 

3. Conteúdo da actual exposição

Na presente exposição apresenta, além de outros, sete trabalhos originais de pintura de maior tamanho que, devido á sua grande dimensão, ainda não tinham sido mostrados em anteriores amostras. O autor aproveita a oportunidade que foi o convite para esta exposição para apresentar algumas das suas esculturas - estruturas antropomórficas, simultaneamente naturais e modeladas, onde o rude da madeira ou do gesso contrasta com o sintético do metal, do vidro ou do simples polistireno. Algumas fotos e fotopinturas marcam também o retorno do autor á actividade expositiva no mundo da Fotografia retomada depois de ter recebido recentemente uma Menção Honrosa no 4º Concurso de Fotografia Digital da Ordem dos Médicos.

 

 

 

Luis albuquerque

 

 

1. Título da exposição

Vórtice e outras narrativas artísticas

 

2. Curriculo

luís albuquerque (Luís Filipe Lima Albuquerque) nasceu em 1983. Estudante-trabalhador dedica-se à Pintura desde 2000. Expõe regularmente desde 2004 na Galeria Albuquerque e Lima de que se tornou um dos artistas residentes. Colaborou em vários projectos artísticos da Albuquerque e Lima estando representado em várias publicações (Mitos da Arte - antologia de pintores portugueses contemporâneos - 2009 Chiado Editora; Questionarte - 2010 INSAT; Anuário de Arte Galeria - 2011 Fiarte; Arte Atual 2012 - Ed. Marcos Buarque; Próspero International Year Book - 2012 INSAT). Foi-lhe atribuída uma Menção Honrosa de Fotografia (grau Bronze) na Sexta Exposição Internacional do Coninter (Galeria Guntilanis – Vila Praia de Ancora - 2015).

 

3. Conteúdo da actual exposição

Na presente exposição apresenta trabalhos de pintura e fotografia. Nestes o autor adopta a abstracção como linguagem. Utiliza habitualmente tecnologia digital trabalhada quase como ferramenta experimental. Explora predominantemente elementos visuais e texturas, sobrepondo desenhos manuais com esboços digitais, investigando até onde o computador o pode levar. Na transferência dessas construções digitais para a tela, reforça-as com uma paleta cromática ampla, onde linhas de força de aliciante design interceptam largos horizontes cromáticos, dimensionados numa espacialidade cativante onde o aleatório ou o inesperado se apresenta rico de sugestões.

 

local da exposição

 

Salas do Restaurante Maria Pimenta - Barcarena - Fábrica da Pólvora

O local onde o restaurante se situa, na Fábrica da Pólvora, é encantador, cheio de história e permite o contacto com a natureza no meio da "selva urbana" de Sintra/Oeiras. 

O restaurante em si tem uma decoração simples que se coaduna com o local num estilo industrial e despretensioso e que se adequa á exposição de obras de arte contemporânea.

Restaurante Maria Pimenta 
Restaurant
 
Address: Fábrica da Pólvora, 2730-036 Barcarena, Portugal